Descrição:

A disseminação e o fluxo de saberes e ideias (ciências, tradições, memórias, histórias) sofrem interferências de inúmeras barreiras territoriais, sociais, tecnológicas e culturais. Há, também, barreiras simbólicas que insistem em separar teoria e prática, pensar e fazer, forma e conteúdo, real e ficção. No encontro com as experiências dos três palestrantes convidados, a proposta da mesa é problematizar as fronteiras delimitadas para que se possa pensar e agir para além delas, resistindo, ainda, às lógicas dominantes que nos tornam passivos e impotentes.

Palestrantes:

 

Daniel Munduruku. Possui graduação em Filosofia (Universidade Salesiana de Lorena), doutorado em Educação (USP) e pós-doutorado em Linguística com ênfase na Literatura Indígena (Ufscar). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Indígena. É autor de livros voltados para o público infantil, juvenil e educadores. É Diretor-Presidente do Instituto UKA – Casa dos Saberes Ancestrais.

 

Luciano Raposo de Almeida Figueiredo. Professor da Universidade Federal Fluminense (UFF), responsável pela disciplina “História e Divulgação Científica”, e editor do site Impressões Rebeldes, plataforma colaborativa de divulgação de documentos sobre as revoltas coloniais e sobre as lutas políticas na época moderna. É graduado em História (PUC-Rio), mestre e doutor em História Social (USP). Foi editor da Revista Acervo (Arquivo Nacional) e da revista Tempo, além de fundador e editor da Revista Nossa História e da Revista de História da Biblioteca Nacional.

 

 

Luciana Magalhães Monaco. Coordenadora do Núcleo de Difusão do Conhecimento do Instituto Butantan desde 2012.Licenciada em Ciências Biológicas (Unesp), mestre em Biologia (Ecologia) (INPA) e doutora em Educação (USP) na área de Ensino de Ciências e Matemática, com ênfase em museus de ciências. Trabalha com gestão de equipes e formação de educadores de museus. Desenvolve materiais didático-culturais e projetos voltados para a área cultural na interface com a divulgação científica.

Mediação:

Susana Oliveira Dias. Professora e pesquisadora do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) da Unicamp. Licenciada em Ciências Biológicas (UFBA), mestre em Educação (Unicamp), doutora em Educação (Unicamp) e especialista em Jornalismo Científico (Labjor/Unicamp). Aposta em experimentações por entre imagens, arte, mídias, comunicação, educação, filosofia e ciências tanto na pesquisa como na criação de artefatos artísticos.