Descrição:

A mesa terá como foco reunir saberes, experiências e iniciativas de comunicação e tecnologias desenvolvidas por redes colaborativas, movimentos ou comunidades que buscam resistir frente a desafios sociais, políticos, econômicos e ambientais. Também identificar intersecções e alianças possíveis para fortalecer reciprocamente a construção de alternativas contra-hegemônicas.

Palestrantes:

Graciela Natansohn. Professora da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas. Pesquisa a interseção entre a comunicação e o feminismo, questões de gênero na cultura digital e no jornalismo; mulheres e TICs e ciberfeminismos. Graduada em Jornalismo (Universidad Nacional de La Plata, Argentina) e licenciada em Comunicação Social (Universidad Nacional de La Plata, Argentina), mestre e doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas (UFBA). Coordena o grupo de Pesquisa em Gênero, Tecnologias Digitais e Cultura (GIG@/UFBA).  

 

Luiza Mançano. Mestranda em Teoria e História Literária (Unicamp) e graduada em Letras (USP). É militante feminista da Marcha Mundial das Mulheres e atua no Coletivo de Comunicadoras da organização desde 2013. Atualmente é tradutora no jornal Brasil de Fato. Suas principais áreas de atuação e pesquisa são Feminismo e Literatura, Comunicação Popular e Internet.

 

Rodrigo Junqueira. Engenheiro agrônomo (ESALQ/USP), mestre em Ciência Ambiental (PROCAM/USP), especialista em projetos e iniciativas de adequação socioambiental e sistemas de produção sustentáveis. Coordenador do Programa Xingu desde 2014, liderou a Campanha Y Ikatu Xingu, uma campanha de responsabilidade socioambiental para a proteção e a recuperação de nascentes e matas ciliares dos formadores do Rio Xingu. É presidente do Conselho Curador da Rede de Sementes do Xingu, iniciativa para valorizar a floresta, que conserva e gera renda aos povos indígenas e agricultores familiares.

 

Mediação:

Daniela Manica. Pesquisadora do Labjor/Unicamp. Professora no Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IFCS/UFRJ). Possui graduação em Ciências Sociais, mestrado e doutorado em Antropologia Social (IFCH/Unicamp) e pós-doutorado pelo Departamento de Política Científica e Tecnológica (DPCT) do Instituto de Geociências (IG) da Unicamp. Tem interesse em: relações entre cultura e natureza; gênero, tecnociência e medicina; biografia, etnografia e itinerários intelectuais; fluidos corporais e técnicas do corpo.